Roteiro de 5 dias em Búzios
Com 5 dias de viagem você vai se apaixonar por Búzios de vez! Verá que foi um bom período para admirar as belezas naturais, a gastronomia, a vida noturna e o ambiente bucólico desta encantadora cidade que conquista turistas do mundo todo.
Dia 1
9h: Pela manhã, um belo roteiro para o primeiro dia é seguir até o Centro, deixar o carro estacionado e caminhar pela Orla Bardot (praia da Armação) até à praia dos Ossos, subindo pela Igreja de Santana. A vista da igrejinha é belíssima e rende lindas fotos – em especial de manhã, quando a luz é espetacular.
Em seguida, é só descer e seguir pela bucólica praia dos Ossos em direção às praias Azeda e Azedinha (10 minutos de caminhada).
17h: No Porto da Barra, em Manguinhos, escolha uma mesa no Anexo Praia, na beira da praia. O drink especial para acompanhar o pôr do sol é por conta da casa! Para quem viaja com as crianças, um espaço kids funciona nos arredores, garantindo o relax dos pais enquanto os pequenos se divertem.
21h: Depois do banho, todos os caminhos levam à Rua das Pedras, no centro. São muitas lojas e suas vitrines, colorindo a rua mais famosa do balneário. Aproveite para investir em um acessório de praia ou levar uma peça de decoração para casa! É uma boa maneira de ter uma lembrança eternizada deste dia em Búzios!
Na hora de jantar, aposte na cozinha italiana do restaurante Primitivo. A pizza assada na lenha ou as massas – destaque para o nhoque – combinam perfeitamente com o bom vinho que traz o rótulo da casa.
Dia 2
10h - Comece o dia se encantando com uma das mais belas praias de Búzios – a pequena Ferradurinha. As águas cristalinas convidam a alugar um stand up paddle ou um caiaque para ver as tartarugas que estão sempre por ali. Aproveite o equipamento para remar até à prainha dos Amores, logo em frente.
18h: Na Orla Bardot, no Centro de Búzios, aprecie a belíssima vista da praia da Armação, no deck do Anexo Al Mare. Lá você irá encontrar deliciosos pratos, com menu recheado de frutos do mar e drinks refrescantes para curtir o pôr do sol e embalar a noite com os amigos.
Dia 3
10h: A boa de hoje é explorar praias próximas umas das outras e também alguns belos mirantes. Comece pela Ponta da Lagoinha, escondida entre as praias da Ferradura e da Foca e acessível por uma pequena trilha.
Batizada de Himalaia Brasileiro por estudiosos, a formação geológica está cercada por rochas escarpadas em camadas paralelas, um fenômeno lindo e característico do Himalaia. Por lá, a boa é apreciar o visual. Mesmo com piscinas naturais formadas na maré baixa, o banho não é recomendável por conta das pedras e dos muitos ouriços.
O passeio segue rumo à praia da Foca, linda e perfeita para fotos e um mergulho, e uma escapadinha para a Praia da Sereia. As duas praias ficam coladinhas uma na outra. Continue até o Forno, com suas famosas areias cor de rosa. E para fechar com chave de ouro, a Praia da Brava não pode faltar nesse roteiro. A praia é point de surfistas, tem um visual lindo, com opções de restaurante e um beach club.
17h: Aposte em um almoço tardio no Casablanca Steakhouse, no Porto da Barra. O pôr do sol vai combinar perfeitamente com um brinde, que pode ser com um vinho branco, tinto, rosé… Tudo no Casablanca é incrível: coisa de cinema!
21h: Que tal um passeio na Praça dos Ossos para relaxar e tomar alguns drinks?
Muito conhecida dos frequentadores antigos de Búzios, a praça dos Ossos voltou a ser um point muito querido e gostoso como opção à Rua das Pedras.
Com excelentes restaurantes e pousadas, é um agradável ambiente para curtir um fim de noite.
Dia 4
10h: Os bons ventos sopram em Búzios convidam à prática de esportes náuticos como windsurf e kitesurf. Quer aprender ou praticar? Em Manguinhos funciona a Escola Bimba Windsurf (que também oferece aulas de kite e de sup), enquanto a praia Rasa abriga diversos clubes e escolinhas de kite. É só decidir o cenário e deixar o vento levar.
Em seguida, a dica é conhecer e curtir outra praia: a da Tartaruga. Indicada para quem viaja com os pequenos por conta das águas calmas e mais “quentes”, é ótima também para mergulhar com snorkel. São muitas as barracas espalhadas ao longo da praia.
17h: Um belíssimo local para assistir ao pôr do sol é na praia da Armação.
Na Orla Bardot, um dos locais mais lindos da cidade, você pode passear e desfrutar de um lindo final de tarde sentado nos bares e restaurantes. As melhores opções estão ali reunidas, para quem aprecia boa mesa e um belo visual.
21h: E que tal esticar o passeio da Orla Bardot e emendar com a Rua das Pedras, onde fica todo o agito da cidade?! Ponto de encontro de gente bonita e inúmeras opções para quem quer comprar nas mais lindas lojas e principalmente para quem quer fazer um lanche. Se comer rapidinho é o que você procura, já saboreou o crepe mais famoso do Brasil? O Chez Michou é uma super dica, a creperia mais famosa de Búzios fica bem no coração da Rua das Pedras. Você vai se apaixonar!
Dia 5
10h: O último dia pode começar com um café da manhã diferente. São muitas as opções para o desjejum, em vários pontos da cidade. Na Rua das Pedras, o Maria Maria Café inclui linda vista da praia do Canto, enquanto as mesinhas ao ar livre do Golden Bread (Porto da Barra) são concorridas. E tem ainda o Balthazar Bakery (Portal da Ferradura) e a Rabe Boulangerie (AV José Ribeiro Dantas), com pães e bolos artesanais e deliciosos.
E que tal apreciar uma paisagem única, ainda pouco conhecida em Búzios? O Mangue de Pedras, na praia da Gorda, no bairro da Rasa, é mais que um belo cenário. Ele é um dos últimos manguezais que ainda restam na cidade e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão. O acesso é bastante tranquilo, incluindo uma rápida caminhada por trilha.
15h: Agora é hora de voltar para o hotel e aproveitar um pouquinho as instalações, e no fim de tarde uma visita no @spaspacebuzios que fica no bairro de João Fernandes.
Uma massagem e depois um banho de ofurô para reconectar todas as energias e se preparar para a última noite desta viagem!
21h: Chegou a hora da última noite em Búzios. É triste, a gente sabe. Mas é um bom momento para relembrar os últimos 5 dias e ver quanta coisa você aproveitou por aqui. E, claro, imaginar como será a próxima viagem!
Mas temos uma última dica para o seu jantar de despedida. E nada mais justo do que terminar por onde começou, não é mesmo? Então aproveite outros restaurantes fantásticos na Orla Bardot, como o Anexo Al Mare, o tradicional Bar do Zé, ou os super badalados 74 (Casas Brancas) e Místico (Abracadabra).